Clique aqui para ver em FULL MODE
Atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e aceitos internacionalmente;
Prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, protegendo a comando, saúde da população;
Tornar a água adequada a serviços domésticos;
Prevenir o aparecimento da cárie dentária nas crianças, através da fluoretação;
Proteger o sistema de abastecimento de água, principalmente tubulações e órgãos acessórios da rede de distribuição, dos efeitos danosos da corrosão e da deposição de partículas no interior das tubulações.
O tratamento de água é feito a partir da água doce encontrada na natureza, que contem resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microorganismos.
Quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é re-introduzido nos rios e lagos. Estes mananciais, uma vez contaminados, podem conter microorganismos causadores de várias doenças como a diarréia, hepatite, cólera e febre tifóide. Além dos microorganismos, as águas dos rios e lagos contêm muitas partículas que também precisam ser removidas antes do consumo humano. Daí a necessidade de se tratar a água para que esta volte a ser propícia para o consumo humano.
Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento (ETA).Ela poder ser re-introduzida no rio amenizando seu impacto ao ambiente. Podemos dividir o tratamento de água em varias partes, dentre elas temos:
Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.
Decantação:
Cloração:
A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água.
Fluoretação:
A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária.
Cada ETA possui um laboratório que processa análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados à avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição. Além disso, existe um laboratório central que faz a aferição de todos os sistemas e também realiza exames especiais como: identificação de resíduos de pesticidas, metais pesados e plâncton. Esses exames são feitos na água bruta, durante o tratamento e em pontos da rede de distribuição, de acordo com o que estabelece a legislação em vigor.
Bombeamento:
Concluindo o tratamento, a água é armazenada em reservatórios quando então, através de canalizações, segue até as residências.
Curiosidades sobre a água:
Copyright 2009 - Novas Tecnologias no Desenvolvimento Humano
Blogspot Theme designed by: Ray Creations, Ray Hosting.