Novas Tecnologias no Desenvolvimento Humano

Blog da Turma 1v1, do Colégio Thales de Azevedo, com o intuito de conceituar,tirar dúvidas e comentar sobre o tema, Tratamento de Água

Tratamento de água:




VIDEOS:








Definição:

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
A água de rios ou lagoas tem muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de processos para que esses resíduos sejam removidos, a principal finalidade do tratamento de água é eliminar as impurezas prejudiciais e nocivas a saúde tornando-a própria para o consumo.
A água a ser utilizada para o abastecimento público deve ter sua qualidade ajustada de forma a:

Atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e aceitos internacionalmente;

Prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, protegendo a comando, saúde da população;


Tornar a água adequada a serviços domésticos;

Prevenir o aparecimento da cárie dentária nas crianças, através da fluoretação;

Proteger o sistema de abastecimento de água, principalmente tubulações e órgãos acessórios da rede de distribuição, dos efeitos danosos da corrosão e da deposição de partículas no interior das tubulações.

O tratamento de água é feito a partir da água doce encontrada na natureza, que contem resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microorganismos.

Quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é re-introduzido nos rios e lagos. Estes mananciais, uma vez contaminados, podem conter microorganismos causadores de várias doenças como a diarréia, hepatite, cólera e febre tifóide. Além dos microorganismos, as águas dos rios e lagos contêm muitas partículas que também precisam ser removidas antes do consumo humano. Daí a necessidade de se tratar a água para que esta volte a ser propícia para o consumo humano.
Por essa razão a água é levada do manancial para a
Estação de Tratamento (ETA).Ela poder ser re-introduzida no rio amenizando seu impacto ao ambiente. Podemos dividir o tratamento de água em varias partes, dentre elas temos:

Floculação:


Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Decantação:



Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositam no fundo do decantador.

Filtração:

Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas. Estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida. Mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção.

Cloração:

A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água.


Fluoretação:

A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária.


Laboratório:

Cada ETA possui um laboratório que processa análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados à avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição. Além disso, existe um laboratório central que faz a aferição de todos os sistemas e também realiza exames especiais como: identificação de resíduos de pesticidas, metais pesados e plâncton. Esses exames são feitos na água bruta, durante o tratamento e em pontos da rede de distribuição, de acordo com o que estabelece a legislação em vigor.

Bombeamento:

Concluindo o tratamento, a água é armazenada em reservatórios quando então, através de canalizações, segue até as residências.



Doenças causadas pela falta do Tratamento de água:
  • Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com águas contaminadas.
  • Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.
  • Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.
  • Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).
  • Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias.
  • Desinteria Bacilar: Umas séries de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.

“Declaração Universal dos direitos da Água”
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água":

1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Curiosidades sobre a água:

  • 97,5% salgada;

  • 2,493% em geleiras e subterrâneas de difícil acesso;

  • 0,007% doce e de fácil acesso.

  • O estoque de água potável hoje disponível no planeta é de 12,5 mil km3.

  • O Brasil tem 12% da água doce corrente do mundo.

  • Hoje, cerca de 1,4 bilhões de pessoas não têm acesso a água limpa.

  • A cada 8 segundos morre uma criança por doença relacionada à água, como desinteria e cólera.
    80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída.

  • O Brasil detém um quinto da água de toda a água doce do planeta!

  • O maior aqüífero (formação que pode armazenar água subterrânea) do mundo também é do Brasil. Trata-se do Aqüífero Botucatu, conhecido como Aqüífero Gigante do MERCOSUL.Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos)

Você sabia?...

  • A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou?



  • O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%?



  • Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993)?



  • No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água?


  • O homem pode passar até 28 dias sem comer. Mas apenas três dias sem água.


Conclusão:

O que observamos ultimamente é que a água está diminuindo no nosso planeta, E que não basta apenas que a água passe por vario tratamentos, para que se torne em condições de uso. Mas que possamos valorizar esse grande processo e preservar esse patrimônio natural.









Menu

Quem Somos nós

Minha foto
Alâina; Alanna; Ana Paula.A; Ana Paula.R; Amabhilly; Amanda; Bruna;Carolina; Caroline; Crislen; Danilo; Deiziane; Elisabeth; Emerson; Erika; Fabiola; Gilmar; José Henrique; Lana; Lilia; Marcelo; Maiara; Milêna; Mirela; Murilo; Paula B; Paula E; Paula V; Priscila; Ramône; Ronan; Rodrigo; Rute; Silvia; Thainá; Thamires; Thiago B; Thiago S.